sexta-feira, 9 de março de 2012

BREVE HISTÓRICO DA UMCEB - APOIO FEMININO

     
     O Apoio Feminino está inserido no Departamento de Integração da UMCEB (UNIÃO DE MILITARES CRISTÃO EVANGÉLICOS DO BRASIL). É composto de esposas de militares e Militares Femininas.
      Nasceu da visão de integrar a família e as militares femininas ao Companheirismo Militar Cristão Evangélico do Brasil.
      Em 1991, a irmã Mirtes, esposa do Presidente da UMCEB, Maj (EB) José Almeida, participou, junto com ele, do Seminário para Líderes da AMCF/ACCTS, em White Sulphur Springs, Pensilvânia, EUA. Lá se sentiu despertada para uma nova visão de um trabalho mais específico, envolvendo as esposas, ao ouvir a explanação que a irmã Carmen Cano, esposa do TCel Jeremias Cano, do Peru, fez sobre sua atuação junto às esposas do Companheirismo  Militar Cristão Peruano.
      Também participando em 1992 da IV Conferência Panamericana realizada no Peru e em 1994 da Conferência Mundial da AMCF, em Virgínia Beach, pode conhecer mais sobre o trabalho com os militares em todo o mundo, consolidando a visão do trabalho para as esposas.
Em abril de 1994, três esposas de oficiais do Exército, de distintas partes do Brasil, se encontraram em Brasília, na Asa Sul. Sentiram a necessidade de orar, juntas, pela família, pelos esposos e pelos seus locais de trabalho. Estabeleceu-se, assim, uma reunião semanal, à tarde, em um Bloco residencial militar.
Esse trabalho cresceu atingindo outras esposas cristãs evangélicas, espalhando-se para as diversas áreas residenciais militares em Brasília como o Setor Militar Urbano, Quadras de Oficiais e de Sargentos, incluindo as outras Forças Militares.
      O tema que nos inspira vem de Et 4. 14 “... quem sabe se para tal conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?”      Cremos que não é por acaso que somos esposas de militares ou militares femininas. Deus quer nos usar para abençoar seu povo: a Família Militar. Ele quer que frutifiquemos onde temos sido plantadas.
      Ao orarmos por nossas famílias e locais de trabalho dos militares, sentimos a grande necessidade de levar as boas novas também àquelas que estavam ao nosso alcance. Daqui de Brasília, pelas transferências e por correspondências, surgiram outras reuniões similares, com os mesmos objetivos, em diversos Estados do Brasil.
      Temos visto que esse trabalho está no coração de Deus, pois são incontáveis as bênçãos recebidas através de nossas reuniões: salvação de vidas preciosas, libertação e restauração de lares, reconciliação e curas. Através da comunhão, intercessão, aconselhamento, discipulado e visitas, muitas mulheres têm se integrado no Apoio Feminino e nas Igrejas Evangélicas.
      Já tivemos 5 Encontros Nacionais dentro da Programação dos Congressos Nacionais da UMCEB. O primeiro foi realizado em 1995, em Sete Lagoas, MG; o segundo foi em 1997, em Atibaia, SP; o terceiro em 1999, em Salvador, BA; o quarto, em 2001, em Guarapari, ES; e o quinto, em 2003,  em Camboriú, SC, em 2003. O sexto, em 2005 foi realizado em João Pessoa, PB; o sétimo foi em 2007, em Caldas Novas, GO; O oitavo foi realizado, em 2009, em Maceió, AL e o próximo Congresso da UMCEB, aconteceU em Belém, PA, em setembro de 2011.
     Também temos recebido relatórios de vários Encontros Regionais bem sucedidos. Aleluias!
    Servir a Deus é coisa do coração. Se servirmos com o coração, não nos importaremos quando nosso trabalho não for muito admirado ou aplaudido. Servindo com o coração não pararemos diante dos obstáculos. Perseveraremos. O coração nos faz ver os objetivos finais e não nos distrair com as circunstâncias do momento.
    Sejamos gratos a Deus pelas mulheres do Apoio Feminino que têm trabalhado movidas pela sabedoria do coração. (Ex 35. 26)     Façamos o que nos diz o Sábio, em Eclesiastes 9:10:
 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças.”



Um comentário:

  1. Glória a Deus pela visão e coragem que ele deu a Mirtes e as outras irmãs que fundaram esse trabalho,
    e também por tantas outras irmãs que se empenham para que ele não pare,
    Glória a Deus por todas nós que fomos restauradas, curadas e libertas por causa do amor que essas mulheres tem a obra do Senhor!
    Aleluia!

    ResponderExcluir